Pesquisadores do Ceará contribuem com pesquisas de remédios contra covid-19

Um estudo que pode ajudar em pesquisas de remédios contra Covid-19 tem contribuição da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O trabalho é uma parceria entre pesquisadores de outras entidades do Ceará, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-CE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Vale do Acaraú (UVA-CE) e Universidade Regional do Cariri (Urca).

A professora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, Marcia Machado Marinho, e o professor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, Emmanuel Silva Marinho, são co-autores do artigo intitulado “In silico study of the potential interactions of 4′-acetamidechalcones with protein targets in SARS-CoV-2”, publicado no periódico Biochemical and Biophysical Research Communications. Eles fazem parte do grupo de docentes da Uece.

O artigo, de autoria dos pesquisadores Carla Freire Celedonio, da Fiocruz-CE; Hélcio Silva dos Santos e Paulo Nogueira Bandeira, da UVA-CE, contam com apoio da Funcap através dos editais Inova Fiocruz e BPI. O trabalho também tem como co-autores os pesquisadores Pedro de Lima-Neto, Ramon Bezerra de Menezes e Tiago Lima Sampaio, da UFC), e Alexandre Magno Rodrigues Teixeira, da Urca.

De acordo com os cientistas, o estudo é uma contribuição para pesquisas que levem ao desenvolvimento de um novo agente antiviral para o combate à Covid-19, já que apresenta, pela primeira vez, o potencial inibitório, sobre as proteínas do vírus SARS-CoV-2, de 4′-acetamidochalconas, uma série de chalconas sintéticas com propriedades antibacterianas, antifúngicas, antitumorais e anti-inflamatórias.

Os resultados obtidos no estudo são a etapa inicial para que sejam feitas pesquisas in vitro, ou seja, testes feitos em laboratórios com tubos de ensaio. Caso esses testes sejam bem sucedidos, o estudo passará para avaliação em animais cobaias e, por fim, se forem obtidos resultados satisfatórios, um possível medicamento será testado em seres humanos.

Jornal Jangadeiro

Comentários

To be published, comments must be reviewed by the administrator *

Postagem Anterior Próxima Postagem