EM MEMORIA DE SANDRO BARRETO GUIMARÃES

✩15/09/1967 ✞14/02/2021

Razões incrivelmente reais para o aumento dos preços do ouro

Já se perguntou por que os preços do ouro parecem estar disparando o tempo todo. Leia para entender o porquê.

O ouro sempre foi um objeto de desejo para indivíduos, investidores e também para o tesouro nacional do governo. Afinal, não há outro objeto neste mundo equivalente ao papel-moeda e seu valor. Os preços do ouro sempre tiveram a tendência de estar bem acima dos preços de todas as outras commodities. No entanto, houve certos fatores que enviam os preços do ouro disparando o tempo todo, por isso é um ótimo momento para vender ouro. Listamos abaixo para seu benefício. Por que os preços do ouro disparam? Inflação em alta Conceitos de inflação Uma das explicações mais comuns para o aumento dos preços do ouro é a inflação sempre crescente em todo o mundo. O ouro como mercadoria sempre foi associado a flutuações econômicas, flutuações das taxas de juros, etc.

O aumento dos preços do ouro não pode ser atribuído apenas à queda do valor do dólar americano. Afinal, todas as economias do mundo estão conectadas umas às outras de uma forma ou de outra. O aumento da inflação muitas vezes reduz a fé das pessoas em suas economias e valores de sua moeda.

Como resultado, as pessoas consideram o ouro uma aposta mais segura para lidar com aumentos de preços imprevistos. Os especialistas costumam dizer que a alta nos preços do ouro começou desde o ano de 1972, quando o então presidente dos Estados Unidos, Nixon, interrompeu o US Gold Standard. O ouro era vendido livremente aos cidadãos a taxas flutuantes e o governo dos Estados Unidos pretendia lucrar com isso. Esgotamento de ouro Oferta e procura Algumas das principais nações produtoras de ouro ao redor do mundo incluem Índia, EUA, Austrália, África do Sul, China, Canadá, Nova Zelândia, etc.

A alta demanda geral por ouro levou ao rápido esgotamento da disponibilidade de ouro nas minas. Na verdade, uma das principais minas de ouro localizada em Kolar, na Índia, foi fechada devido ao esgotamento do ouro.

Os leitores podem argumentar que existe ouro suficiente ao redor do mundo em diferentes formas, que variam de joias a barras de ouro. No entanto, permanece o fato de que há escassez de oferta de ouro. As leis econômicas básicas afirmam que, qualquer mercadoria com oferta limitada sempre terá um aumento em seus preços.

Demanda Excessiva

Há uma demanda constantemente crescente por ouro em todo o mundo. Os especialistas afirmam que 75% do ouro é comprado para a fabricação de joias de ouro, barras de ouro e para fins médicos. Em comparação, apenas 25% do ouro é exigido para fins de investimento, como títulos de ouro e por colecionadores e especuladores dos preços do ouro. A Índia passa a ser o país com maior demanda por ouro, seguida de perto pelos EUA.

Especulação de ouro

O mercado de ouro sempre foi um mercado em alta, com preços em alta criando um novo recorde de alta a cada dia. Existem vários especuladores que atuam no mercado de ouro todos os dias tentando obter lucros privados com a especulação com ouro. Esta é uma razão simples, mas importante, para o aumento dos preços do ouro. As especulações sobre a flutuação das taxas do ouro a cada dia tendem a deixar os pequenos compradores de ouro preocupados com os preços do ouro. Para evitar perdas com aumentos imprevistos nos preços do ouro no futuro, essas pessoas tendem a começar a comprar ouro muito antes de realmente precisarem dele. Essa tendência não apenas eleva os preços do ouro, mas também ajuda os especuladores a lucrar significativamente.

Guerras e depressão econômica

O mundo tem passado por uma turbulência política, de uma forma ou de outra, nos últimos um século e meio. Já passou por duas das guerras mundiais mais mortíferas. Essas guerras não podiam ser travadas apenas por homens. As nações precisavam reunir fundos para alimentar os gastos do tempo de guerra. As guerras, junto com a grande depressão, forçaram o governo dos Estados Unidos a tomar certas decisões difíceis, como proibir o armazenamento de ouro. Da mesma forma, o cenário econômico era tal que as pessoas lutavam para pagar as contas. Nessas épocas, as pessoas preferiam segurar pepitas de ouro em vez de papel-moeda. É altamente improvável que a tendência de aumento do preço do ouro seja revertida. É como um touro que sai correndo, que nunca pode ser persuadido a voltar. Na verdade, os preços do ouro têm subido rapidamente desde o ano de 2001 e não pararam. A não ser que o fictício Rei Midas ganhe vida e use seu "toque de Midas" para fazer o ouro parecer apenas mais um metal.

Comentários

To be published, comments must be reviewed by the administrator *

Postagem Anterior Próxima Postagem