Filhote de peixe-boi é resgatado na praia de Canoa Quebrada, no Ceará

É o quarto registro de encalhe dessa espécie de animal no estado em 2020.

Por Sabrina Souza, G1 CE. 23/10/2020 18h25  

Após encalhar, um filhote de peixe-boi foi resgatado na praia de Canoa Quebrada, litoral leste do Ceará, por agentes da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), no dia 15 de outubro. O animal marinho, de 1,29 metros e 37 quilos, foi encontrado por um grupo de crianças e, em seguida, encaminhado para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, no Sesc Iparana, em Caucaia, na Grande Fortaleza. O filhote passa bem.

Este é o quarto resgate de filhote registrado no estado durante este ano, de acordo com o coordenador do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM) da ONG Aquasis, Vitor Luz. No mês anterior, uma fêmea encalhou na praia do Morro Branco, em Beberibe, e também foi resgatada pela Aquasis.
O número de encalhes, no entanto, está dentro da média dos últimos 15 anos. “A gente tem uma média de que mais de 90% dos encalhes de peixe-boi no Ceará são de filhotes. Em comparação nacional, o Ceará lidera esse índice de encalhes”, detalha Vitor.

Nessa ocorrência, a ONG foi acionada por uma instituição local de Canoa Quebrada. “A gente já tem um contato para atender ocorrências de lá. Repassamos as medidas de primeiros socorros enquanto a nossa equipe ia para o local fazer o resgate”, comenta.

G1 CE

Comentários

To be published, comments must be reviewed by the administrator *

Postagem Anterior Próxima Postagem