Post Top Ad

Covid-19 News

Post Top Ad

Foto: Maíza Barros - ASCOM
Foi na madrugada de terça-feira, 30/06, que o município de Icapuí acolheu a chegada de dois peixes-bois na Praia de Peroba. Alva e Maceió, como são carinhosamente chamados, são dois indivíduos da espécie Trichechus manatus que agora poderão completar o processo de reabilitação antes da soltura em mar aberto, no cativeiro de aclimatação construído na Praia de Peroba, onde ficarão por um período para adaptação ao ambiente natural.

O processo denominado de translocação que consiste na transferência dos animais do Centro de Reabilitação, localizado no Sesc Iparana, Caucaia, até o cativeiro de aclimatação em Icapuí, era uma das metas do Projeto Manatí que é realizado pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS, patrocinado pelo Programa Petrobrás Socioambiental e conta com o apoio do Sesc.

Como se tratava de um processo muito delicado a Instituição também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Regimento de Polícia Montada (PMCE), Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Icapuí, bem como do envolvimento de voluntários da própria comunidade que se dispuseram a participar de toda a ação.

A translocação já fora adiada várias vezes por motivos diversos inclusive por conta da pandemia do novo coronavírus que inviabilizou toda uma programação de execução do Projeto. Motivo este que para a realização de toda essa força-tarefa foram seguidas todas as recomendações dos órgãos de saúde para a não aglomeração de pessoas, bem como do uso de máscaras pelos presentes e disponibilidade de álcool gel.

Para Thaís Chaves, membro da AQUASIS: "É uma imensa alegria vivenciar o retorno dos peixes-bois reabilitados ao ambiente natural.

Além de ser a culminância de um longo processo de reabilitação, é um novo começo para Alva e Maceió, que tiveram uma nova oportunidade de sobreviver quando foram resgatados ainda filhotes, há 7 anos. Que eles tenham vida longa e incentivem pessoas a cuidarem melhor do mar, da praia, da natureza. E para que seja possível isso acontecer é importante cada um fazer a sua parte."

Ela destaca ainda que: "Todos temos importância no processo de conservação, trabalhando juntos nós conseguimos chegar mais longe. Foi lindo ver pescadores ajudando a devolver os dois peixes-bois ao mar e sentir a emoção de quem esteve presente é uma esperança. Ações humanas agravaram a situação dessa espécie até ela se tornar ameaçada de extinção, correndo risco de desaparecer, e ações humanas podem ajudar a salvá-la"

Fonte: Prefeitura de Icapui-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad