Atualização sobre incêndio na Serra do Ereré em Itaiçaba. "Se não chover o fogo vai queimar grande parte da vegetação a noite toda"

Às 20hs20min o Aracati em Foco recebeu a informação de que; "lamentavelmente só conseguimos minimizar a situação reforçada pela chuvinha que caiu mais cedo,  mas a ventania reacendeu o perigo sobre a serra e só nos resta torcer para que possa cair uma boa chuva, caso contrário o fogo vai continuar queimando a noite toda e vai destruir muita vegetação ", disse Eliezer Reinaldo por telefone. 

Como tudo aconteceu
Por volta das 16h30min deste domingo dia 26/07 quando Eliezer Reinaldo membro da Associação Beneficente dos Moradores de Boca do Forno - ABEMFOR - relatou em vídeo que,  ao subir a serra na tarde de hoje se deparou com três jovens em atitude suspeita que desciam a mesma vindo do ponto mais alto. 

Eliezer acredita que os jovens talvez estivessem fumando e "curtindo" a natureza, e que poderia algum deles ter jogado uma 'cochia' de cigarro ocasionando o princípio de incêndio,  e podem ter se desesperado e assim desciam de forma assustados.

Ao subir mais um pouco,  Eliezer avistou fumaça por trás da casa de equipamentos e lamentou que os três jovens ao invés de passarem por ele seguindo adiante,  eles não tiveram ação e honestidade de contar o que aconteceu e assim as quatro pessoas teriam maiores condições de debelar o fogo,  ao invés de um só,  no caso o Eliezer que,  sozinho,  sem qualquer material como balde e água pudesse fazer algo para que o fogo não continuasse se alastrando.

Quanda já estava sem forças 'Lozinho' apareceu e continuou a  operação  para tentar develar o fogo com a mesma vassoura utilizada por Eliezer 

Eliezer Reinaldo disse que só encontrou uma vassoura, e já sem forças, praticamente esgotado e em desespero pois,  mesmo que uma viatura do Corpo de Bombeiros fosse acionado,  além da demora não conseguiriam subir a serra. De repente apareceu um rapaz que de imediato passou a ajudar batendo com a mesma vassoura sobre as chamas naquele momento já diminuindo sua intensidade. 

Um pouco de neblina também amenizou a situação, diminuiu a tensão nervosa de ambos voluntários, até porquê passaram a crer que uma chuva repentina fizesse o rescaldo do solo coberto pela relva seca. 

Até as 19 horas ainda aguardavam por uma chuva para ficarem mais tranquilos sabendo que o solo estaria completamente resfriado. 

Eliezer fez um apelo emocionado devido constantemente pessoas subirem a serra deixando lixo para trás além de fumarem, o que coloca a serra e os equipamentos de retransmissão de sinais de televisão e Internet em risco também além da própria agressão à natureza. 

É preciso que haja uma mudança no comportamento das pessoas para uma real conscientização pela preservação da natureza e do meio ambiente.

Até o fechamento dessa edição,  às 20hs20min o Aracati em Foco recebeu a informação de que; "lamentavelme só conseguimos minimizar a situação reforçada pela chuvinha que caiu mais cedo,  mas a ventania reacendeu o perigo sobre a serra e só nos resta torcer para que possa cair uma boa chuva, caso contrário o fogo vai continuar queimando a noite toda e vai destruir muita vegetação ", disse Eliezer Reinaldo por telefone. 

Comentários

To be published, comments must be reviewed by the administrator *

Postagem Anterior Próxima Postagem