Post Top Ad

Covid-19 News

Post Top Ad

Licitação para realizar obras no local já foi feita pela prefeitura. As intervenções devem durar pelo menos 120 dias. Por Cindy Damasceno e Alexia Vieira, G1 CE. 13/06/2020 19h45  Atualizado há 10 horas

O solo do cemitério antigo localizado próximo à praia de Canoa Quebrada, na cidade de Aracati, no litoral do Ceará, sofreu deslizamentos com as fortes chuvas registradas na região no início de 2020. Nas últimas semanas, após grande volume de chuvas, moradores temem que o mesmo aconteça novamente.


Em janeiro, ossadas ficaram expostas com a erosão sofrida pela areia do local. De acordo com a Prefeitura, um plano de drenagem já está em andamento.

Segundo o secretário da Infraestrutura de Aracati, Marcos Cavalcante de Souza, o processo licitatório para obras na região do cemitério já foi finalizado. Nas próximas semanas, ele afirma que a prefeitura deve contratar a empresa ganhadora e dar ordem de serviço. Serão feitas drenagens e um muro de contenção. Além disso, quatro caixas de captação de água devem ser construídas no local. A licitação tinha preço estimado de cerca de R$ 400 mil.

Devido aos deslizamentos, corpos acabavam sendo desenterrados. Na semana passada, a Prefeitura chegou a receber uma denúncia de que haviam ossadas expostas novamente. Após visita, foi constatado que não existiam corpos à vista, de acordo com o secretário. Para cada movimentação no local, é preciso pedir autorização junto à Polícia Civil e ao Instituto Médico Legal (IML) para mover corpos até o cemitério ativo da cidade.

“Como é um caso especial, vamos pedir celeridade da empresa”, diz Marcos. Segundo ele, são previstos 120 dias de obras.

Deslizamento de terra atinge cemitério em Canoa Quebrada, no Ceará
Deslizamento de terra atinge cemitério em Canoa Quebrada, no Ceará

Histórico de deslizamentos
O bugueiro Adolfo Alves acompanha o caso há anos e afirma que o problema é antigo. “Faz tempo que está assim. Toda chuva que dá, só piora”, relembra. Ele lamenta que o equipamento, conhecido por homenagear personalidades de Canoa, não esteja recebendo atenção das autoridades.

G1.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad