Post Top Ad

Covid-19 News

Post Top Ad

"As epidemias e pandemias moldaram a história em parte porque inevitavelmente levaram os humanos a pensarem sobre grandes questões. Elas levantam um espelho para enxergarmos quem realmente somos, e nem sempre [o espelho] mostra só o lado obscuro, ele também revela nosso lado heróico."

No caso do novo coronavírus, ainda é cedo para prever o que vai mudar. As pesquisadoras brasileiras acreditam num resgate da confiança na ciência e da solidariedade, apontada também pelo historiador Harari como uma das escolhas que nos faria vitoriosos não só contra a atual pandemia, mas contra novas crises que podem surgir mais adiante. A pandemia vai provocar uma recessão econômica tão forte quanto a de 2008. Mas o historiador israelense toca em um ponto que vai além da questão econômica: a maneira como epidemias ou pandemias mudam a história. Muitas medidas de emergência de curto prazo vão se tornar permanentes, essa é a natureza das emergências, elas aceleram processos históricos. Decisões que em tempos normais poderiam exigir anos de deliberação são aprovadas em questão de horas.

"Quando escolhermos entre alternativas, precisamos nos perguntar não só sobre como sobreviver à ameaça imediata, mas também que tipo de mundo vamos habitar quando a tempestade passar".. "Sim, a tempestade vai passar, a humanidade vai sobreviver, a maioria de nós ainda vai estar vivos — mas vamos habitar um mundo diferente."

Leia o artigo de Marília Marasciulo da Agência Eder Content, colaboração para o TAB 08/04/2020 04h00.

Link:

https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/08/coronavirus-pode-trazer-algo-de-bom-entenda-como-epidemias-mudaram-o-mundo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad