Deputado Federal José Airton Cirilo discursou em homenagem postuma a ex vereadora aracatiense, Miriam Calixto

Discurso proferido pelo Deputado José Airton Cirilo, em 03 de março de 2020. 
Senhor Presidente, Senhores deputados e Senhoras deputadas. Quero aqui registrar meu profundo pesar pelo falecimento da ex vereadora da minha cidade de de Aracati, dona Mirian Calixto Lima Gondim, nascida em 26 de maio de 1935, em Aracati na cidade a qual dedicou a vida para ajudar ao próximo, bem como desenvolveu diversas ações importantes quando exerceu, por seis mandatos consecutivos o cargo de Vereadora do nosso município. 

A Senhora Miriam Calixto, faleceu em 01/03 (último domingo) e ao longo dos seus 84 anos de idade, construiu uma grande e honrosa família.

Abandonou os estudos muito jovem devido ao seu casamento que, na época, era impeditivo da continuação dos estudos. Mas depois de seus filhos crescidos e independentes, retornou aos estudos concluindo o Curso Pedagógico (Normal). 

Trabalhou desde 1972 com Clubes de Mães, que era mantido com recursos próprios, onde várias mães de famílias carentes puderam aprender um ofício, bem como coordenou o Centro Urbano Social Senador Virgilio Tavora – CSU, onde implantou diversos cursos profissionalizantes de corte e costura, flores, pintura e crochê. 

Em 1975, com a ajuda vinda da Caritas para o vigário de Aracati, Pe. João Hennshan, quando era presidente das Voluntárias da Caridade, construíram na cidade- mais precisamente na periferia- cerca de 107 casas.

Ingressou na Política em 1976, tendo sido Presidente da Câmara de Vereadores por duas vezes: de 1983 a 1984 e 1997 a 1998. Nessa época, também como vereador de Aracati, tive o privilégio de conviver com essa mulher guerreira e pude acompanhar o seu trabalho em prol da população aracatiense. 


Desenvolveu diversas ações em prol do nosso município, destacando-se dentre os tantos feitos, o resgate histórico do prédio tombado da Câmara Municipal como Patrimônio Histórico. 

Fez parte da Comissão Constituinte da Lei Orgânica do Município de Aracati, no período de 1989 a 1990.  Com seu peculiar espírito humano e fraterno, continuou trabalhando em prol da comunidade, e em especial as pessoas de baixa renda e mais carentes.

Tenho certeza de que os seus feitos e o seu altruísmo permanecerá presente na lembrança do povo aracatiense.  

Desta forma venho me solidarizar a toda sua família: em especial seus filhos: Luís Antônio, Ciria Maria, José Leontino, Ana Elizabete, Raimundo Júnior, Antônio de Pádua, Mirtha, Franklin e Mirianzinha. 

Que Deus a receba em Sua morada e promova o consolo necessário a todos que fizeram parte da vida desta grande mulher. 

Meu muito obrigado!

José Airton Cirilo
Deputado Federal/PT CE

Comentários

To be published, comments must be reviewed by the administrator *

Postagem Anterior Próxima Postagem