Prefeitura do Aracati lança nota sobre a morte do cavalo por choque elétrico

COMUNICADO DA PREFEITURA DO ARACATI
A Prefeitura do Aracati lamenta o ocorrido e informa que uma equipe de iluminação esteve no local onde um cavalo morreu eletrocutado.

Houve falta de energia geral em Aracati e cidades vizinhas, segundo a Enel, causada por interrupção da linha de transmissão da CHESF na noite de quarta-feira (05/02) às 18:20, voltando cinco minutos depois. A fatalidade ocorreu às 20h. Portanto nada teve a ver com o incidente.

Acidentes elétricos com cavalos são frequentes a exemplo o caso do cavalo da Polícia Militar do CE no réveillon desse ano em Fortaleza, e outras ocorrências facilmente vistas numa breve pesquisa na internet. Os cavalos são bem mais sensíveis a eletricidade do que os humanos, pois possuem mais condutibilidade da energia: maior área de contato de seu corpo, quatro patas diretamente em contato com o solo aumentando a eletrocussão, menor mobilidade lateral de reação, entre outros. 

VETERINÁRIO RICARDO EUGÊNIO. FALA SOBRE DESCARGA ELÉTRICA EM CAVALOS

Segundo o médico veterinário, Ricardo Eugenio: "animais apresentam uma condição de maior aterramento, ou seja, eles recebem umas descarga maior, pois possuem quatro patas". 

A equipe da prefeitura e da empresa de energia elétrica contratada, estiveram no local e realizaram uma medição inicial de 180v no poste. Para se ter uma ideia, um choque elétrico de uma tomada de 220v em um humano, seja uma criança ou adulto, raramente é fatal e há tempo de reação natural. 

Os postes em questão são decorativos, possuem luminária LED simples de 150w e fiação aérea. Neste poste o cabo sofreu uma pressão da luminária abrindo uma pequena fenda, foto em anexo, liberando a passagem da eletricidade para o poste de ferro. 

Todos os postes desta área foram checados sem nenhuma intercorrência e a Prefeitura vem constantemente mantendo equipe de manutenção em todas as praças e postes da cidade.

Prefeitura do Aracati

Comentários

To be published, comments must be reviewed by the administrator *

Postagem Anterior Próxima Postagem