O papel do RH no desenvolvimento de lideranças



Publicidade
*Novembro 4, 2019 Sandra Regina | Blog Mercado de Trabalho
O desenvolvimento de lideranças é uma das funções entre as diversas desempenhadas pelo RH. Para ser um bom líder, é requisito apresentar competência técnica para a função e habilidade com gestão de pessoas. É papel do RH identificar os perfis das lideranças a fim de desenvolver as lacunas apresentadas para o bom exercício da função e potencializar os pontos fortes da gestão.

Através do conhecimento da gestão, o RH consegue desenvolver os líderes para melhores formas de obter resultados. A equipe de trabalho é reflexo do gestor, então termos gestores bem preparados para desempenhar suas funções, significa, consequentemente, ter equipes mais preparadas.

Segundo Zanelli, Borges e Bastos (2014), o desenvolvimento de lideranças envolve a preparação para agir em situações complexas, permitindo condições para tomada de decisões, gerando mobilização de pessoas para solução de problemas e criação de novas possibilidades de resultados.

Para as organizações se manterem à frente da competitividade, uma gestão de pessoas eficaz se torna essencial, pois os resultados empresariais só serão alcançados se os talentos internos estivem no seu melhor desempenho e, para isso, é necessário entender quais são os déficits da equipe, quais as motivações para o trabalho, como aproveitar a competência/habilidade de cada colaborador. Esses são alguns desafios das lideranças e o RH atua diretamente auxiliando os gestores para que possam ter ferramentas de visualização e aproveitamento do potencial da sua equipe.

A área de RH vai assessorar o gestor em suas necessidades e prover treinamento, comunicação institucional, programas e políticas que levem o quadro entrar em real sintonia com as demandas estratégicas da organização (XAVIER, 2006).

O papel do RH Estratégico é de atuar como consultor para a liderança, que através de uma visão neutra, tem condições de realizar diagnósticos sobre a realidade organizacional, para junto com o gestor construir planos de ação.

Dessa forma, o desenvolvimento de lideranças se dá a partir da parceria entre RH e gestor, na medida em que o líder estará cada vez mais competente para melhor atuação com a equipe, apresentando condições de preparar os talentos internos para promoções, orientar e cobrar de forma adequada para o bom desempenho, delegar atividades e ter mais tempo para se ocupar com a estratégia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
XAVIER, Ricardo de Almeida Prado. GESTÃO DE PESSOAS NA PRÁTICA: Os desafios e as soluções. São Paulo: Gente, 2006.
ZANELLI, José Carlos; BORGES, Jairo Eduardo; BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt (Org.).Psicologia, organizações e trabalho no Brasil.2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Artigo compilado do link
https://www.topcompanyrh.com.br/blog/o-papel-do-rh-nas-liderancas/ 


Nota do Aracati em Foco

Sandra Regina Damasceno Guimarães é natural de Aracati/CE, formada em psicologia pela Unifor Publicidade