Manchas de óleo. Nota à imprensa



Publicidade
Em 19 de outubro de 2019
O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) informa que foram encontrados
pequenos vestígios de óleo na Praia do Tiririca e Itacarezinho, em Itacaré-BA. Servidores da Secretaria do Meio Ambiente, juntamente com militares da Marinha do Brasil, Prefeitura de Itacaré e Petrobras apoiaram na limpeza da área e recolhimento de amostras para análise. Após a limpeza da praia, foram contabilizados cerca de 1,5 kg de resíduos. Uma equipe da Marinha do Brasil permanece no monitoramento desse trecho do litoral. 

Em Pernambuco, manchas de óleo chegaram às praias de Porto de Galinhas, Pontal do Maracaípe, Praia do Guaiamum, localidade Ave-o-mar, em Sirinhaém e a Foz do Rio Una, e foram limpas ao longo do dia. As praias de Muro Alto, Cupe, Mamucambinhas e a Foz do Rio Formoso estão sendo limpas no momento, com um efetivo de 119 militares da Marinha, além de voluntários e representantes de órgãos federais, estaduais e municipais. 

No final da manhã, o navio “Aggressor”, contratado da Petrobras, especializado 
no recolhimento de óleo no mar, chegou a Tamandaré-PE, onde permanecerá, para 
apoio a identificação e recolhimento de eventuais manchas de óleo. Outro navio de igual capacidade, o “CBO Niterói”, também contratado da Petrobras, está se deslocando para a área de Maragogi-PE, com a mesma finalidade. 

Em Sergipe, a Petrobras substituiu as barreiras de contenção instaladas nos rios Sergipe e Real.

No dia de hoje, foram realizadas operações de busca no litoral da Bahia, com dois helicópteros e um avião de monitoramento do Ibama, um helicóptero da Petrobras e outro da Marinha. Posteriormente, a aeronave da Marinha foi deslocada para apoiar as ações no Estado de Pernambuco. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira realizou voo de esclarecimento na área oceânica, sem observar novas manchas. 

O GAA solicita a todos que avistarem manchas de óleo no litoral que informem pelo número 185. Mais informações podem ser obtidas no nosso hotsite: 

https://www.marinha.mil.br/manchasdeoleo. Publicidade