FVJ comemora 20 anos com entrega de título Honoris Causa a Dom Adelio Giuseppe Tomasin e ao Professor José Rosa Abreu Vale



Publicidade
No próximo dia 10, a Faculdade do Vale do Jaguaribe celebra 20 anos de  história formando líderes, fomentando o ensino superior
e contribuindo no desenvolvimento regional.

A Educação Superior no Brasil continua um grande desafio em pleno século XXI. A sua oferta em cidades interioranas, em consonância com os avanços tecnológicos e, sobretudo, garantindo a excelência do tripé fundante composto por: Aprendizagem, Extensão e Pesquisa, um desafio ainda maior.  Nesse cenário, a Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ, com sede em Aracati-CE, tem muito o que celebrar ao completar 20 anos de existência. 

Com quinze cursos de graduação e outras dezenas de pós-graduação, a FVJ irradia sua expertise através de seus polos de pós-graduação no Ceará e no Rio Grande do Norte. Sua sede, num campus com modernas instalações,  em uma área de cinco hectares às margens do encontro da CE-040 com a BR-116, é destino para mais de dois mil jovens, diariamente, oriundos de cerca de dez municípios circunvizinhos, inspirados pela missão institucional de forma líderes. E, ao longo desses vinte anos, os líderes egressos da Faculdade ocupam os principais postos de trabalho em toda a Região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste e, também, em outras plagas do país.
Academicamente, a instituição goza de conceito 4 no MEC e suas revistas científicas estampam Qualis B2. Seu Núcleo de Práticas Jurídicas e seus Laboratórios de Enfermagem têm conceito máximo (Nota 5)  no Ministério da Educação. Brinquedoteca, Clínica Escola e trailler para ações itinerantes permitem que projetos de extensão beneficiem cerca de meio milhão de pessoas em sua área de atuação ao ano, refletindo sua forte vocação e compromisso social, a exemplo do projeto da Escolinha de Futebol Jaguar Esporte Clube em Aracati e Fortim.

Tendo muito o que celebrar, a FVJ opta por festejar a tão simbólica  data em dois momentos: no turno matutino, a partir das 9h, com uma cerimônia magna para a  entrega do título de Doutor Honoris Causa a Dom Adelio Giuseppe Tomasin e ao Professor José Rosa Abreu Vale. Ao final da tarde, a partir das 18h, a comemoração se volta para a inauguração da Linha do Tempo – FVJ 20 anos, com uma nova iluminação em sua recepção e homenagem aos seus colaboradores mais antigos.

OS LAUREADOS 

Dom Adelio Giuseppe Tomasin é natural de Montegaldella, Itália,  veio pela primeira vez ao Ceará em 1962. Bispo-emérito da Diocese de Quixadá, idealizador e fundador da Faculdade Católica Rainha do Sertão, idealizador e  um grande incentivador da Educação como agente essencial ao desenvolvimento humano, hoje preside a Fundação Quixadaense de Fomento, mantenedora do Remanso da Paz - Casa de Acolhida São João Calábria, que abriga, em regime semiaberto quarenta idosos, com atividades diversas,  diariamente. 

Prof. José Rosa Abreu Vale é cearense, sócio da Momentum Consultoria, membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz – Seção Ceará e do Conselho ChildFund Brasil. Formado em Filosofia, mestre em Teologia, ocupou o cargo de Secretário da Educação do Ceará entre 1989 e 1991 e da Secretaria do Trabalho do Ceará de 1995 a 1998. Autor de vários livros, entre os mais recentes: “Nas Pegadas da Juventude” e “Por uma Escola Viva”. Tem, ainda, Pós em Sociologia do Desenvolvimento, Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Estrasburgo, França e Pós em Comunicação Social pela Universidade Internacional de Estudos Sociais, em Roma/Itália.

SERVIÇO
Local: Campus da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ
CE 040 - Km 138 - S/N
Dia: 10/10/2019

Horário:   
9h  – Manhã: Outorga de Doutor Honoris Causa
18h  -  Noite : Inauguração da Linha do Tempo
Informações: (88) 3421.9764 (Comunicação)
                    (85) 9 9185.3838 (Gaarcia Jr - Mkt) Publicidade