Centro de Educação Infantil inaugura Parque Ateliê Ecológico em Belém/Icapuí CE

Crianças, pais e professores ajudaram em todo o processo de implantação (Foto: Talyze Rebouças/ASCOM)

Aliando a educação ambiental e o brincar infantil, o Centro de Educação Infantil (CEI) José Cláudio, na comunidade de Belém, inaugurou hoje, 26, o Parque Ateliê Ecológico - Interações e Brincadeiras em um Ambiente Sustentável. O projeto consiste na implantação de um parquinho sustentável em que as crianças podem se divertir aprendendo.



O espaço conta com brinquedos fabricadpos com materiais reciclados e reaproveitados. Crianças, professores e funcionários, pais e a comunidade se envolveram com o projeto e participaram de todo o processo de confecção dos brinquedos, desde a coleta, pintura e montagem dos materiais. 

As secretarias de Educação e de Infraestrutura e Saneamento e o Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA) foram alguns dos parceiros do projeto.

A coordenadora do CEI, Rosiele Lopes, explicou que "o projeto surgiu a partir do interesse das próprias crianças de ter a reforma do parque. Então, pensamos na transformação da área em um espaço melhor orientado para brincar e interagir de forma sustentável, unindo o projeto ao zelo com o meio ambiente".

O secretário de Educação, Diumberto Freitas, ressaltou a importância do trabalho intersetorial para o desenvolvimento e progresso das atividades e parabenizou a equipe escolar.

"Parabenizo toda a equipe no processo desse projeto piloto, com o fortalecimento das relações família e escola", disse complementando que a ideia é expandir para outras instituições escolares.

A coordenadora da Educação Infantil do município, Geane Rebouças, destacou que o projeto tem uma proposta contemporânea de educação, uma educação de qualidade, pois traz três importantes dimensões para a qualidade da educação: interação e brincadeira, protagonismo e conhecimento. 

"O ambiente propicia a criança imaginar, investigar, criar, construir, uma proposta inovadora, além de trazer a temática de importância do meio ambiente. Desde pequenos precisamos despertar essa consciência", acrescentou.

Os pais se sentem orgulhos de participar de todas as etapas de implantação.

"Pude presenciar durante esse processo um sentimento: amor. Ser voluntário aqui foi um privilégio", agradeceu em nome dos pais, Erivan Bezerra da Silva.

Fonte: Prefeitura Municipal de Icapuí-CE

Comentários

To be published, comments must be reviewed by the administrator *

Postagem Anterior Próxima Postagem