Sinpol-CE visita gabinetes de deputados e apresentam projeto OPJ



Publicidade
O intuito é pedir apoio para a reestruturação da PCCE. Comtinue lendo e saiba detalhes

A partir desta quinta-feira (28/03), o Sinpol-CE iniciou visitas aos gabinetes dos deputados estaduais para apresentar vídeo e relatório com as estatísticas do piloto do projeto Oficial de Polícia Judiciária (OPJ), implementado em Aracati, de junho a setembro de 2018.

"As estatísticas são extremamente exitosas. O Ceará poderá ser vanguarda de um projeto revolucionário para a segurança pública. Estamos lançando o OPJ para a categoria e para a sociedade cearense ter conhecimento do quanto foi importante para a sociedade de Aracati. Esse projeto é uma alternativa real de melhoria da segurança pública do Estado", destacou a vice-presidente do Sinpol-CE, Ana Paula Cavalcante.

ESTATÍSTICAS

Confira abaixo os dados estatísticos atingidos em Aracati quando o OPJ esteve em vigência:
- Redução de 29% em Outros Delitos
- Redução de 50% no Porte Ilegal de Arma de Fogo
- Redução de 56% no registro de Homicídios Dolosos
- Redução de 60% no Uso de Entorpecentes
- Redução de 63% no Furto de Veículos
- Redução de 69% no Roubo de Veículos
- Redução de 71% no Roubo Diversos
- Redução de 68% de Inquéritos Devolvidos para Diligência
- Aumento de 28% no registro de Termos Circunstanciados de Ocorrência
- Aumento de 41% nos registros de Inquéritos Policiais Relatados
- Aumento de 60% de TCOs encaminhados à Justiça
- Aumento de 120% de Representações encaminhadas ao Poder Judiciário
- Aumento de 196% de Mandatos Judiciais Cumpridos

REESTRUTURAÇÃO SALARIAL
Além da apresentação do OPJ, o Sinpol-CE busca apoio entre os parlamentares para a reestruturação salarial de nível superior de escrivães e inspetores, pois, atualmente, o Ceará é o Estado que paga o menor salário do nordeste, fato gerador de 58% de evasões, de acordo com levantamento feito com os diários oficiais do Estados no últimos dez anos. "O projeto é um conjunto de medidas propostas pelo Sinpol-CE, incluindo proposta salarial e estrutural, para que possamos inverter essa lógica perversa e conseguirmos transformar a Polícia Civil do Ceará na melhor do país", destacou Ana Paula Cavalcante.

CONSULTORIA

As estatísticas do OPJ foram levantadas por uma empresa de consultoria contratada pelo Sindicato especificamente para esse trabalho, de acordo com os dados repassados pela delegacia de Aracati.

A consultoria compilou os dados para efeitos de comparação com o mesmo período do ano anterior e constatou notável melhoria na resolução e apuração dos crimes, bem como dos índices de procedimentos instaurados e encaminhados à Justiça.

OPJ

O projeto Oficial de Polícia Judiciária (OPJ) é uma criação do Sinpol-CE que está sendo copiada em outros estados da Federação. O principal objetivo é a unificação dos cargos de inspetores e escrivães de polícia, o que vai conferir mais dinamicidade no trabalho dos policiais, bem como maior resolutividade e diminuição de crimes.

A unificação implicará desburocratização das atividades da polícia civil o que conferirá maior celeridade nas investigações, retirando das ruas criminosos que achavam que iriam permanecer impunes e, consequentemente, diminuindo a violência.

Fonte: SINPOL - Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Ceará Publicidade